Se você está preocupado por ter esperado muito para começar aprender tocar violão, não se preocupe e leia alguns conselhos e encorajamento sobre como aprender violão em qualquer idade.
Existe uma idade ideal para aprender tocar violão?
Realmente não existe a melhor idade para aprender tocar, não mais do que existe uma idade perfeita para todas as pessoas se casarem, terem filhos ou praticar um esporte. Todos nós vivemos e aprendemos de acordo com nosso próprio tempo, e a resposta mais simples é que estamos prontos para tocar violão quando tivermos o desejo, a energia e o tempo.
É claro que nossa idade e estágio de vida afetam significativamente o processo de aprendizagem. As crianças aprendem rapidamente, com muita energia, membros flexíveis e um dom para imitar o que veem. Muitos professores de música, em seus relatos falam que tem ensinado e entretido crianças e adultos por várias décadas, apontam que algumas coisas podem ser mais difíceis em uma idade jovem. “A coordenação e destreza necessárias para tocar violão costumam ser um desafio maior para as crianças do que para os adultos”, então eles precisam ser pacientes, pois pode demorar um pouco mais. Mas a única coisa que as crianças tem, é mais tempo livre do que os adultos.
Diferença entre as idades
Pude observar em alguns alunos que certos aspectos do violão tendem a ser mais fáceis de aprender em certas idades. Por exemplo, tocar bem com os dedos é difícil para a maioria das crianças; Eu não acho que eles desenvolveram a coordenação motora, de modo geral, para fazer isso. Algumas crianças são incomuns e estão bem com isso. Na adolescência, eles ficam muito coordenados a partir dos 12 anos em diante. Essa coordenação permanece na idade adulta, mas alguns alunos com mais de 60 anos, especialmente aqueles com artrite, têm dificuldade em fazer os dedos aprenderem técnicas básicas.
Por causa do estreito parentesco da guitarra com o rock ‘n’ roll, muitos de nós começamos a tocar na adolescência, uma época em que (potencialmente) temos não apenas a coordenação, mas a unidade e a programação para dedicar incontáveis horas ouvindo, praticando, e debruçado sobre revistas de guitarra.
É claro que essa mesma fonte de energia pode ser facilmente desviada para uma série de outras atividades, se não forem inseridos na cultura musical e acabam deixando o livro de métodos ou as lições inacabadas.
O que tudo se resume, é compromisso. Se preferirmos fazer compras, pescar, ficar atoa ou surfar do que aprender tocar violão, provavelmente não iremos longe com o instrumento. Mas se nós, em qualquer idade, estivermos realmente determinados a fazer música e aprender tocar para sair dessas seis cordas, nós o faremos.
Algum conselho para um iniciante adulto com emprego e família?
Como adulto, você pode muito bem olhar com inveja para todas as crianças aprendendo violão, com suprimentos aparentemente infinitos de tempo, energia e confiança em sua habilidade de conquistar a fera de seis cordas. Mas você também tem algumas vantagens especiais.
Seus anos de audição lhe deram muito conhecimento intuitivo sobre a estrutura e as tradições da música, bem como uma noção de que estilo (s) específico (s) você deseja tocar.
Sua experiência em dominar tantas novas habilidades, desde dirigir um carro até responsabilidades de trabalho e paternidade, sem dúvida lhe deu uma visão sobre as melhores maneiras de aprender, lição que você pode aplicar a esta nova busca.
E embora você possa ter perdido a chance de ser uma criança prodígio ou um adolescente galã, nunca é tarde para começar. Pergunte a qualquer professor.
(Confira nossas 10 dicas para aprender tocar violão sozinho)
Como um iniciante adulto, você primeiro precisa traçar estratégias sobre o tempo, este projeto vai exigir um compromisso regular. Seja realista; não adianta você estabelecer uma meta de praticar três horas por dia se não houver esperança de realmente conseguir. Se você estiver tendo aulas, discuta questões de tempo com seu professor imediatamente. Suas sessões de treinamento não precisam ser longas.
Sessões de prática eficientes de 20 minutos que abordam objetivos específicos e alcançáveis são mais eficazes do que horas de enrolação sem sentido. Portanto, reserve pequenos períodos de tempo em intervalos frequentes para você e sua guitarra e mãos a obra. Encontrar um espaço em casa onde seus filhos não subam nas suas costas enquanto você treina também não é uma má ideia.
Existem tantas maneiras de aprender violão hoje em dia, de livros, vídeos e aplicativos a aulas particulares e em grupo a acampamentos de música, que você certamente encontrará um que corresponda à sua programação e personalidade.
Pratique em grupo
Muitos adultos tendem a estudar por conta própria, e não há nada de errado nisso. Mas muitos professores recomendam fortemente aulas em grupo, jams e acompanhamentos de música como uma forma de acelerar o aprendizado e se divertir muito no processo.
A oportunidade de tocar junto com outra pessoa pode trazer grandes recompensas. Conheço vários pais que decidiram começar a tocar violão com os filhos, uma experiência especial para todos os interessados.
Lembre-se de que sempre que estamos aprendendo algo novo, precisamos nos permitir ser desajeitados e desajeitados por um tempo. As crianças estão mais acostumadas com isso, enquanto os adultos tendem a preferir atividades que eles conhecem bem e podem fazer com competência e sem autoconsciência. Muitos professores falam que “as pessoas na educação quando adultos, são um tanto inseguras.
E eles querem estar certos, isso é uma mentira quando você está aprendendo algo. Quanto mais erros você comete, mais perto você chega de alcançar as metas que estabeleceu para si mesmo. ” Portanto, dê um tempo, arrisque-se e, acima de tudo, aproveite a experiência incomparável de aprender a fazer música com suas próprias mãos.