10 dicas para tocar violão

Aprender tocar violão nunca foi uma tarefa fácil, principalmente se está aprendendo sozinho.

Mais quando estamos falando de um instrumento musical que é o nosso caso, e o violão é um instrumento que as vezes assusta as pessoas quando falamos que tem que apertar as cordas ainda mais se elas forem de aço.

Mas com essas 10 dicas para tocar violão, você terá 90% de suas dúvidas sanadas.

10 dicas para aprender violão

Se você assiste a algum dos melhores violonista do mundo ou um músicos ou qualquer outra arte, há uma coisa que eles têm em comum, que é uma boa técnica, o que significa que estão aplicando corretamente todos os requisitos básicos para um bom desenvolvimento naquilo em que apresentam.

Quero te mostrar 10 dicas para tocar violão, algumas delas é umas coisas meio obvias, mas são mínimos detalhes em que muitos alunos deixam passar despercebidos, e por deixarem que passe não alcança o desempenho desejado.

Pegue todos eles e aplique durante seu tempo de aprendizado, mantenha a calma e persistência em seus objetivos que o sucesso é garantido.

1- Evite o aperto da mão esquerda por cima do braço.

Dedos doendo quando toca o violão

Quando você começa a tocar percebe que o aperto no braço do violão e um trabalho complicado, onde podem vim algumas dores no pulso e os dedos podem até machucar.

A forma natural que isso acontece e quando colocamos o polegar na parte superior do braço do violão, para obtermos mais força, mas na realidade essa postura faz com que você pressione as cordas com as pontas planas de seu dedo, ou seja, as partes das digitais que estão apertando as cordas, sendo que o certo e as pontas dos dedos.

Dar-se o nome disso de o aperto da morte, pois o aperto no braço do violão é muito forte, e isso acaba prejudicando o alcance dos dedos.

No início do aprendizado não é muito bom treinar assim, para o melhor desenvolvimento, é ideal colocar o polegar atrás do braço do violão, pois força você a usar as pontas dos dedos, quando nos referimos em tocar somente as notas desejadas para não termos um som sujo, ou até atrapalhando outras notas que tem que soar. Parece que vai ser o jeito mais difícil, mas não se preocupe que breve colherá os benefícios dessa técnica.

2- tocar violão em pé e sentado.

Tá achando difícil, mas essa parte de treinar em pé e sentado pode fazer uma grande diferença para você, pois vai se acostumando, pois um futuro próximo você vai ter que está de pé diante de pessoas para executar sua performance, pois tocar em pé e sentado vai por mim tem uma grande diferença.

Quando estamos sentados nosso corpo as vezes não nós ajuda e vamos logo nos curvando para observar o que as mãos estão fazendo, esse hábito também tem que ser perdido, pois a maioria das vezes que estamos tocando não vemos, as vezes olhamos para ter um rumo.

Pois grande parte da música que está sendo executada, temos que interagir com o pessoal da banda ou com o público.

Aplique a técnica de treinar em pé e volte aqui em breve para me agradecer.

3- Não tente fazer os exercícios aplicando velocidade

Speed guitar

As vezes a ansiedade nós toma e queremos fazer tudo rápido achando que vai ser melhor ou que vamos ficar melhor ou muito bom.

Não se preocupe em fazer de forma rápida na realidade não treine assim será pior para seu desenvolvimento.

Uma boa técnica consiste em treinos precisos que e executar de forma clara as notas de um acorde ou uma escala que faz parte da rotina de treino.

Na verdade quando você treina corretamente a velocidade é fruto de um bom desempenho seu agregado de paciência.

Quando você treina de forma rápida sempre o resultado e a má técnica, sempre treine devagar e a velocidade será fruto do seu bom treinamento.

 4- Treine sempre com o dedilhado ou ritmo correto

dedilhado violão

No decorrer da história do violão, os pesquisadores e especialistas descobriram que as notas no braço do violão tem que ser tocada de forma correta, ou seja, com o dedilhado correto para melhor andamento da música.

De vez em quando você também vai descobrir maneiras fáceis para executar um acorde ou dedilhado, não fique acanhado, pois você também e inteligente.

Mas de início tente executar da forma em que lhe é ensinado para melhor desempenho, assim também e ensinado no VIOLÃO TOP NÍVEL 1.

5- Treine sem som também

Tem horas em que queremos assistir um programa favorito um filme, mas também temos que treinar, aí bate aquele pânico e surge uma indecisão.

Não se preocupe, pois pode se obter muito se pegarmos o violão e ficar fazendo só as trocas de acordes ou treinando uma escala, sem executar a mão direita, ou seja, você vai treinar sem fazer som.

Pois estará treinando a musculatura de seus dedos.

6- Use sempre que puder metrônomo para tocar violão

metrônomo

Assim como usamos o velocímetro para marcar a velocidade de um carro usamos o relógio para marcar as horas usamos o metro para medir certo espaço, na música não e diferente temos que marcar o tempo da música com o metrônomo.

Tocar no tempo no início realmente e algo complicado, mas os benefícios que obtemos ao adaptarmos a essa prática, são imensuráveis, seus sentidos para os ritmos serão mais aguçados, você compreenderá ritmos com mais facilidade.

7- Não fuja dos acordes difíceis ou os acordes com pestanas

aprender a tocar

Existem muitos acordes que vai necessitar de mais treinamento assim como o Fá maior o B e outros menores que tem pestanas, esse tipo de acorde vai sempre exigir mais de você, eles sempre irão te acompanhar e perseguir.

O interessante é você gastar um tempo maior nesses acordes quando começar seus treinamentos. Existe um acessório muito interessante que é o capotraste.

O bom dele é quando temos que fazer certo tipo de arranjo que com a pestana não cabe e não fica legal, ai é interessante usá-lo, mas não podemos deixar que o capotraste vire uma rotina, ele nos deixa mal acostumado, então separe uns minuto do seu treinamento e perca de vez esse medo desse tipo de acorde.

8- Discipline sua prática

tocar guitar

Uma coisa interessante da prática diária é pegarmos as lições que nos desafia mesmo que seja por dez minutos por dia, tente criar uma rotina no seu dia a dia e pratique de verdade para ver seu desenvolvimento.

Estabeleça uma velocidade e treine em cima dela por um bom tempo, separe tópicos da matéria e músicas para treinar, se caso estiver pegando uma música tente estabelecer partes da música que está pegando tirando um trecho por dia, estabeleça uma música por semana, garanto que vai ter bom desempenho musical.

No VIOLÃO TOP NÍVEL 1 você vai aprender uma técnica para pegar qualquer música popular sem se preocupar com os acordes dissonantes e inversões agora no inicio do seu aprendizado, não significa que nunca irá aprender esses acordes.

Mas só irá ter possibilidades de tirar mais e mais músicas para desenvolver as trocas de acordes.

9- Aprenda tocar violão ouvindo músicas

ouvir músicas

Certa vez dava aula para um aluno que não escutava música, isso é muito esquisito, pois ele não sabia música nenhuma e quando passava uma musica pra ele eu tinha que cantar pra ele escutar ou ele tinha que escutar até ele ter um pouco da melodia na mente para assim começar a tocar kkk.

Mas é muito estranho não é?

Em algumas pausas estratégicas escute algumas músicas, sei que você gosta de música, não existe um ser humano nesse mundo que não aprecie uma bela música.

Então descubra seu estilo musical e consuma as melhores melodias. Isso vai aumentar mais sua sensibilidade musical principalmente quando começar a estudar campo harmônico.

10- Faça práticas percussivas com a mão direita

violão percussivo

Grande parte dos alunos reclamam que não sabem fazer os ritmos, é legal você usar a mão direita simplesmente fazendo alguns ritmos que vier a sua mente ou algo que seu professor já passou e abafando as cordas com a mão esquerda.

Uma dica legal é você bater palmas na música que está treinando e o ritmo que fizer com as palmas você passa ele para o violão, ou arruma algo para fazer um som percussivo e depois aplique o mesmo ritmo no violão.

Espero que eu tenha te ajudado até aqui com essas dicas para aprender tocar violão, sabemos que não é fácil, mas contudo que você possa alcançar uma boa disciplina, e adaptar partes dessas dicas que vai ser de grande proveito pra você.

Até mais um grande abraço e bons estudos.

CADASTRE-SE

william guita

Olá, sou o William

Sou músico a mais de 20 anos, e criei esse site para te ajudar a desenvolver sua arte no violão com muita facilidade e dinâmica!

Música não é certa ou errada, são as fantasias envolvidas que fazem a diferença.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top