Se está lendo esse artigo provavelmente deve estar com os dedos doendo quando toca o violão.
Isso tem se tornado um grande problema atualmente para muitos alunos, a falta de calo nos dedos pode acarretar grandes problemas no aprendizado.
No início é complicado adquirir os calos de forma rápida, por isso que vem alguns incômodos e dificuldades na hora de praticar.
Se já fez alguma pesquisa de como criar calo nos dedos, já ouviu muito que você deve continuar a tocar que ele aparece.
Não que seja errado essa frase, mas, existem certos costumes que você pode adota-los para evitar dedos doendo para tocar violão.
Dicas para não ter os dedos doendo quando toca o violão
Aqui vou te passar tudo o que você precisa fazer para adquirir seus calos para não ter os dedos doendo para tocar violão.
• Lembro-me quando eu estava aprendendo, minha dificuldade era as pestanas, mas sempre via os outros músicos tocando com tanta facilidade que chegava a pensar que nunca iria conseguir tocar.
Então me falaram que tinha que treinar muito para não ter dedos doendo para tocar violão.
Mas além de treinar bastante comecei a pegar meu violão e ficar só pressionando as cordas contra o braço com força para força os calos vim mais rápido.
Certamente esse tipo de treino por muito tempo pode aparecer outros problemas como os dedos vim a se cortar.
Então pratique essa dica de pressiona os dedos contra o braço do violão não por muito tempo para não se cortar e e situação ficar pior, vai com cautela, marque uma 10 minutos para que ele seja praticado e depois não vai logo praticando seus repertórios, para que possam descansar.
• Pratique com as cordas certas
Cordas existem uma grande variedade de tipos e calibres, não é aconselhável a começar com as cordas de nylon
O mais indicado e os alunos iniciar com as cordas de aço calibre 010, aí sim quando os calos estiver formado e não ter as dores nos dedos ao tocar pode aventurar em outras cordas.
• Altura das cordas do violão
Mantenha sempre seu violão regulado para evitar que as cordas em relação ao braço esteja alta, pois assim você terá que ficar mais tempo pressionando as cordas para tentar obter o som desejado e te trará mais desânimo para treinar.
- Alivie a pressão
Muitos alunos pensam que se pressionar as cordas com mais força, vai ajudar a obter os calos mais rápido, na verdade isso pode fazer com que as cordas possa penetrar em seus dedos trazendo mais dores (cuidado com essas cordas enferrujadas) e dificultando seu aprendizado.
Então tente relaxar os dedos para evitar os dedos doendo quando toca o violão.
- Descanse os dedos
Fazer uma boa pausa depois de fazer aquele treino caloroso é uma boa para não acarretar mais em dores indesejadas.
- O que usar para ajudar nos dedos
Depois que você faz aquele treino top e os dedos estiver dolorido, é interessante colocar gelo para aliviar as dores.
Já ouvir muitos falar sobre aqueles anestésicos que e aplicado quando o dente está doendo, muitos aplicam na ponta dos dedos, mas creio que isso e um exagero ao menos que estava doendo muito.
Mas deixe isso como a última opção.
• Essa dica foi sugerida pelo famoso Eric Clapton, que sugere o uso de álcool isopropílico para que a ponta dos dedos possa ressecar e ajudar na formação dos calos.
Aplique com um pedacinho de algodão. Não exagere.
O que evitar para não ter os dedos doendo quando toca o violão
• Evite tocar violão quando sair do banho, pois a pele vai estar muito hidratada, ou até mesmo a natação.
• Não use aquelas colas muito forte, por incrível que pareça muitos ensinam a usar até superbonde. Não faça isso pois vai retardar a formação dos calos.
• Não use também aqueles protetores para as pontas dos dedos que vendem em alguns sites, ou um aparelho para fazer os acordes. Na verdade você não vai ver nenhum profissional com essas frescuras, para vencer o problema tem que enfrenta-lo cara a cara.
• Hidratação das mãos só em caso que tiver as mãos muito seca
• Evite morder os calos que estão em formação, sei que pode parecer tentador, mas segure essa ansiedade e muita calma nessa hora.
Agora que você já sabe como adquirir seus calos e o que evitar para não ter os dedos doendo quando toca o violão, pratique de forma consciente e consistente para adquirir os calos e evitar as dores nos dedos, conforme foi instruído aqui.
E não se esqueça, desistir jamais!